top of page

O Cara Legal

  • Foto do escritor: Sebas Turística
    Sebas Turística
  • 26 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

Antônio Valmir Teixeira Alves, conhecido como “Cara Legal" ou "Cabra Legal”, mora em São Sebastião desde 1991. Trabalha com lanternagem e pintura e há 23 anos resolveu urbanizar a cidade, pois tem um lote no São Bartolomeu, no qual pega água, com isso, começou a plantar mudas, do Hotel Maré Bello ( Hotel Royal), até o posto de gasolina da quadra cinco. Disse que alguns moradores o chamam de doido, e ele sempre responde as críticas:


“ Meu amigo, isso não é ser doido, não! A gente tá servindo aqui para você, para o seu filho”


Afirma que o cara que não dar valor ao meio ambiente, infelizmente não tem uma visão ampla das coisas. Reclama que para proteger as mudas faz um molde com madeira, mas infelizmente a juventude arranca e destrói a planta. Teve que mudar de estratégia para que eles não destruíssem as mudas. Diz que anda quase todos dias 7km carregando 270 litros de água no “jumentinha”, apelido carinhoso que deu ao seu fusca azul. Diz que começou esse projeto de urbanização no governo Cristovam, em 1995 e relata que na época não tinha nada:


“ Eles vieram e me arrancaram dezoito plantas. Aí não existia colégio, não tinha colégio!


Não tinha nada!!! Disso aí, inclusive arrancaram um pé de seriguela que era quase do meu tamanho... Eu peguei esse pé de seriguela, coloquei debaixo do braço, enfiei dentro do jumentinha e fui até a administração. Quando cheguei lá, joguei o pé em frente da administradora e ela perguntou: Cabra legal cê tá doido e eu respondi: Tô Doido mesmo!!!! Se você mandar seus peão arrancar as plantas eu vou processar todo mundo. Ela se comprometeu em colocar as plantas de volta, só que até hoje ninguém fez nada! ”

O Cara Legal, pede uma ajuda, pois diz que o Jumentinha não aguenta mais e ele precisa de um veiculo melhor para continuar cuidando das plantas e pede ajuda para os empresários, se puderem ajudá -lo nessa missão, porque trabalha doente, mas o amor que tem pela cidade e pelas plantas, faz com que ele persista e todos os dias continua cuidado da urbanização da cidade. Cara Legal também fez uma reclamação sobre o diretor do Centro de Ensino Fundamental São Bartolomeu que teria solicitado o corte de 8 árvores e diz que houve uma denuncia para o Ministério Público, mas até hoje não fizeram nada! E

lamenta que um gestor de uma escola pública não tenha consciência ambiental, e fala:


“Era só podar as arvores! As arvores dava sombra, e eram frutíferas! “


E se diz muito animado e com alegria que seguirá sua vida, cuidando das plantas e que devemos promover junto com as crianças um dia de educação ambiental com uma passeata a fim de mobilizar a população para cuidar da urbanização do calçadão.

Comentários


  • White Facebook Icon

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page